ainda sobre... Avaliação dos Professores

Toda a gente sabe que não há modelos de avaliação perfeitos. Não há mulheres nem homens perfeitos! Sobre isso ninguém tem dúvidas.
Que os professores devem ser avaliados e que a avaliação é inevitável, também me parece claro. Qualquer processo que ocorra deve ser avaliado. Não se podem fazer coisas sem se saber o que se está a fazer e onde é que isso nos está a levar.


Numa perspectiva de formação e de regulação do trabalho dos professores parece-me essencial que se observem aulas, que se façam reuniões pré e pós observação para reflectir em conjunto o trabalho realizado. No entanto, tenho observado na minha prática diária que é preciso mudar de atitude e deixar de pensar na avaliação como uma ameaça e encará-la como um meio para o desenvolvimento e o conhecimento sobre a prática pedagógica.


Se a avaliação for bem concebida e bem realizada poderá ser um momento fundamental de desenvolvimento profissional. Caso contrário, se for reduzida a um procedimento administrativo, será muito pobre e não valerá a pena.

Não tenho dúvidas que se podem identificar melhores e piores práticas avaliativas, mas é consensual que a avaliação é indispensável e necessária. Embora não acredite que a avaliação dos professores se reflicta necessariamente em melhores resultados dos alunos, se for conduzida como processo formativo, de desenvolvimento profissional, terá consequências positivas no exercício da profissão.
Posted on 12:47 by Emília and filed under | 0 Comments »

0 comentários: